segunda-feira, 10 de setembro de 2012

{ Sakura: A flor da cerejeira }


Nossa faz tempo que eu não posto! Estava com saudades. Viajei (de novo) e me envolvi com os projetos da faculdade, por isso fiquei um pouco sem tempo de escrever. Mas deixemos a lenga lenda de lado e vamos ao que interessa.

Esse final de semana subi a Serra Catarinense para participar de um evento e quando cheguei ao local me deparei com uma das arvores mais linda que eu já vi, uma cerejeira toda florida. Eu nunca tinha visto uma cerejeira ao vivo, pelo menos não cheia de flores. E vou dizer, é uma coisa linda. O cheiro das flores tão delicadas e doces e as cores suaves nos trazem uma paz imensa. Passei a tarde conversando ao pé da cerejeira, vendo as abelhas beijando suas pequenas flores. Não à toa, os orientais, mais especificamente os japoneses, dão tanto valor à essa árvore, que eles chamam de Sakura 



No Japão, as cerejeiras eram plantadas e cultivadas por sua beleza, para adornar os pátios da nobreza em Kyoto, pelo menos desde 794. A sakura também simboliza as nuvens, uma vez que elas desabrocham juntas, além de serem duradouras metáforas da natureza efêmera da vida, um aspecto da tradição cultural japonesa que é frequentemente associado com a influência budista, e que é encarnado no conceito de mono no aware (saudade da beleza que passa). A transiência das flores, sua extrema beleza e rápida morte, foi frequentemente associada com a mortalidade, por esta razão,  a sakura tem um rico simbolismo, e são bastante usadas na arte japonesa, mangá, animê e filmes, assim como durante apresentações musicais pelo efeito ambiente. 
A sakura é um amuleto de boa sorte e é também um emblema de amor, afeição e representa a primavera. E essa árvore é tão importante e tão apreciada no japão, que os japoneses celebram a florada da cerejeira ou sakura zensen, o que acontece somente uma vez por ano. As pessoas saem de suas casas e vão aos parques, santuários e templos para ver o desabrochar das flores, fenômeno que acontece paralelamente à chegada do calor. 
Essa árvore é realmente linda e especial, mas nem sempre podemos ter uma dessas no nosso quintal. Eu que moro em apartamento só poderia ter um bonsai dela, o que, aliás, fica muito bonito.



Esta planta está muito presente em objetos de decoração, estampas de tecido, porcelanas, acessórios e até decoração de doces, como os cupcakes.


Fonte: Pinterest

A sakura serve de inspiração também para perfumes, sabonetes e cremes. Como o Japanese Cherry Blossom da Bath and Body Works (que aliás é uma delícia).
As flores de cerejeira também é muito usada como tema de decoração de casamento, tanto nos convites, como no bolo e nos centros de mesa. Além disso, os tons de suas flores, que podem ser brancas, róseas ou avermelhadas, também inspiram na cor do vestido, das toalhas, dos gardanapos e por aí vai.



Se você gosta da cerejeira mas, assim como eu, não pode ter uma em casa, no site da Martha Stewart tem um DIY que ensina como criar um galho cheio de pequenas flores de papel que pode ser usado para decorar o quarto, a sala ou uma festa.


Você pode fazer com papel fino normal, como no tutorial, mas um papel muito interessante para criar as flores delicadas é o filtro de papel (limpo né!). Pelo fato de ele ser quase translúcido e ter uma textura, fica com um efeito muito interessante e pode ser tingido com beterrada até atingir o tom de rosa desejado.
Essa flor, além de ser linda, é uma fonte muito inspiradora para a decoração. Na próxima vez que você for fazer um jantar ou decorar sua casa, lembre-se da Sakura!
Um beijo!!!



3 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Cheio de conteúdo e cultura.
    A natureza é algo incrível, não tem como não nos sentirmos atraídos e em paz e etc....

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gabriela, realmente a natureza nos atrai e inspira. Se soubermos observá-la com curiosidade, nos surpreenderemos com o que ela tem a nos oferecer. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo amiga!!! Muita beleza numa cerejeira!! Me toptop creme e o Japonese Cherry Blossom como amo!! E tem a linha da L'occitane de cerejeira que Eh ótima tmbm!!! Bjuss Belo Post

    ResponderExcluir