quarta-feira, 6 de março de 2013

{ Como escolher a paleta de cores ideal para seus projetos }

Eu não sei se isso acontece com vocês, mas comigo acontecia sempre. Sabe quando você vai fazer um projeto e precisa escolher uma paleta de cores para ele e você simplesmente trava na hora de criar?
Não precisa nem ser um projeto de design. Pode ser na hora de escolher as cores para decorar sua casa, ou para fazer um cartão legal de aniversário, escolher as cores ideais é sempre complicado. Por dois motivos: 1 Você tende a sempre ir nas cores que você mais gosta, o que deixa seu projeto sempre parecido um com o outro e 2 porque, geralmente, as pessoas têm medo de arriscar, de escolher cores muito berrantes ou que não vão combinar entre si. Vocês perceberam lá em cima que eu falei que comigo acontecia sempre? Então, acontecia, não acontece mais. Eu descobri um método de escolha de cores que, pra mim, funciona muito bem. Por isso vou dividir com vocês.
Primeiro você faz uma seleção de fotos de objetos, desenhos ou decorações que te encantam de alguma forma. Sabe quando você olha e gosta da composição, do "conjunto da obra"? Então, pega essa imagem, coloca em um programa de edição de imagens (eu uso o illustrator, mas serve o photoshop e até mesmo os que já vem no computador, caso você não tenha outro programa), crie um monte de quadradinhos de mesmo tamanho, lado a lado e comece a extrair as cores da sua imagem usando o conta gotas. Você vai perceber que a sua paleta de cores vai tomando forma. Você vai ver que criou uma paleta de cores que te agrada, uma vez que o conjunto da imagem também lhe agradou. No post de quinta feira passada eu coloquei uma imagem e a partir dela extraí uma paleta de cores. Se você quiser, existem vários sites e blogs que criam suas paletas a partir de fotos como o the perfect palette.


Na imagem abaixo vou dar um exemplo para vocês de como eu criei um projeto de cartão simples usando a inspiração de 3 fotos, uma de tags de presente, outra de uma escadaria e outra de um tapete, para criar minha paleta de cores e dar diferentes "caras" para o meu projeto usando, inclusive, o ombré.
Se você não sabe onde procurar imagens legais além do Google, indico o Pinterest, tem muita coisa interessante lá.
Viram que com imagens simples a gente consegue criar um conjunto de cores interessantes e que combinam entre si? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário