quarta-feira, 20 de março de 2013

{ Bem-vindo Outono }

"Nas ruas de outono
Os meus passos vão ficar
E todo abandono que eu sentia vai passar
As folhas pelo chão
Que um dia o vento vai levar
Meus olhos só verão que tudo poderá mudar"

                                           Ana Carolina

É com esse trecho da música da Ana Carolina que eu começo o 1º post outonal do ano, aliás, do blog, já que quando o blog começou, em 13 de julho, já era inverno. O equinócio de março, esse ano no dia 20, marca o começo do outono (no hemisfério sul). A palavra equinócio vem do latim equus(igual) e nox(noite) e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Eu sempre adorei o outono, não sei porque. Acho que é porque começa a esfriar, pelo menos aqui no sul esfria legal, o dia fica com cores bonitas, tons terrosos e amarelados, todo mundo começa a se aconchegar. Quando eu era pequena eu adorava a minha coleção de livros da Disney chamada "Uma história por dia" e, coincidência ou não, a do outono era a minha preferida.
                                          
Para os pagãos, por exemplo, o começo do outono(mabon)é um dia santo de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que foi colhido, é uma época de equilíbrio. Nos EUA, o outono começa em setembro e termina em dezembro e, essa época de agradecimentos desse festival, lá é o famoso Thanksgiving.
Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes e velhos. É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas. 
aqui no Brasil nós não temos esse costume, o que é uma pena, pois agradecer o que temos e pedir bençãos para aqueles que amamos é sempre uma boa coisa a se fazer. Fora que decorar toda a casa para receber o outono é muito gostoso. 
Eu separei algumas imagens de decoração e inspirações outonais para quem quiser arrumar a casa, fazer um jantar com a família ou amigos para agradecer as bençãos recebidas, pedir por aqueles que necessitam ou simplesmente se reunir com pessoas queridas.
Esse é um centro de mesa feito com uma caixinha de madeira, velas, galhos secos e alguns legumes típicos da estação.
Não sei se vocês sabem mas as frutas e legumes típicos do outono são:
Maçãs, Cranberries, Figos, Uvas, Peras, Romã, Abóbora, Endívia belga, Couve-flor, Alho, Gengibre, Cogumelos, Batatas.
Por isso a decoração geralmente leva alguns desses alimentos, bem como folhas e galhos secos.


Uma outra coisa legal de fazer é uma guirlanda. Engana-se quem acha que guirlanda é coisa do Natal, ela pode ser feita em comemoração a todas as estações do ano.

Você pode fazer uma guirlanda simples, com coisas compradas em lojas de 1,99. Se quiser dar um ar mais realista, pode colar aquelas mini abóboras que são vendidas em supermercados. Aí acrescenta umas folhas secas, uma fita bonita com as cores do outono e está pronta pra ser pendurada na sua porta. No blog da imagem acima, inclusive, tem um tutorial de como criar essa guirlanda.
E por falar em cores, aqui vai uma paleta de cores bem outonais:
 Espero que tenham gostado. Certamente farei outros posts tendo o outono como inspiração!!





Infos e pesquisa: aquiaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário