terça-feira, 5 de março de 2013

{ Manjericão: Muito além do pesto }

"Eu vou me banhar de manjericão
Vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão"   Clara Nunes

Engana-se quem acha que manjericão só serve para fazer molho pesto ou pizza margherita.
Que o manjericão é indispensável na culinária italiana, isso a gente sabe.
Mas o que muita gente desconhece é que o manjericão possui propriedades medicinais também. Por exemplo, em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias e etc.), o manjericão funciona como um tônico.

A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se reestabelecer de todo o tipo de infecção. O chá quente reduz a febre e o muco no peito e nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta.
Ajuda também no alívio de cólicas, prisão de ventre e náuseas. Além disso, o manjericão possui compostos  antioxidantes que protegem as células de radicais livres, podendo trazer benefícios na redução do colesterol ruim e no controle da glicemia.

Como Cuidar?


O ideal para o manjericão é ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente e bem drenado.
Pode ser plantado em vasos em um local próximo à cozinha, facilitando o acesso na hora do preparo de alimentos. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. 
Como ele não suporta colheitas subsequentes, deve-se replantá-la de vez enquando. Por isso não se assutem se o seu manjericão começar a ficar fraquinho e morrer. Nesse momento deve-se plantar uma nova muda. Para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta você deve retirar as suas primeiras florações.

Dicas de conservação:

Existem algumas maneiras de se conservar as folhas do manjericão, principalmente se for para uso culinário.
Uma delas e colocar as folhas já lavadas e secas em um processador até ficarem bem picadas. Depois adicione um pouco de azeite até formar uma pasta espessa. Com uma colher encha as forminhas de gelo e coloque no congelador. Depois que estiver congeladas, retire as pedrinhas e coloque em plásticos próprios para alimentos e mantenha-as no congelador. Use quando necessário.

Para manter as folhas mais fresquinhas, colha alguns galinhos do manjericão e corte o final do galho deixando uns 6 cm. Coloque os raminhos em um copo com água fresca sem deixar as folhas encostarem na água. Cubra com um saquinho plástico(desses que tem para colocar frutas e verduras no supermercado) e deixe-o em local fresco longe do sol direto. Troque a água uma vez por dia.

Uma outra maneira é colocar, em um recipiente com tampa, camadas alternadas de sal marinho(mais grosso) e folhas limpas e secas de manjericão. Feche bem a tampa e armazene. Dessa maneira, o sal retira toda a umidade e mantém as folhas conservadas indefinidamente.


O mais interessante é que você não precisa de um grande jardim ou uma generosa varanda para ter o seu manjericão plantado. Ele fica muito bem plantado em vasos pequenos nos beirais de janelas ou dentro de casa, desde que cultivado da forma correta. Eu já vou comprar uma mudinha e colocar a mão na massa na terra, já que o que eu tinha (e usava muuuito) ficou fraquinho e se foi (o que é normal).
Então não faça como eu, que fiquei muito tempo não tendo minhas ervinhas em casa por achar que elas não iam gostar da minha varandinha pequenina e vá já plantar a sua mudinha. Garanto que você não vai se arrepender.

Fontes e referências: Aquiaquiaqui e aqui.







Nenhum comentário:

Postar um comentário