terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

{ Fontes de terça: Cursiva+Sans Serif }

Fontes, fontes, fontes......com serifa ou sem serifa, eis a questão.
Pois é, muita gente se pergunta isso: "Coloco fonte com serifa? Vai parecer rebuscado? mas e se eu colocar sem serifa, não vai parecer sério demais??? e cursiva??? fica muito informal??"
Todas essas dúvidas são muito normais, inclusive ( ou talvez mais ainda) para nós designers.
Tudo depende de uma série de fatores como a mensagem que você quer passar, o estilo de texto, é curto? é longo? Vai ser lido de longe ou perto? Qual o público? Qual o conceito?
E isso se aplica aos blogs e sites também. Principalmente porque no computador o contraste, não só das cores, mas também das letras é bem diferente de um impresso. E porque ler no computador cansa mais.
Por isso, resolvi deixar umas dicas para vocês de como combinar as fontes em seus próximos trabalhos/posts/textos:
  1.  Combine fontes com serifa e sem serifa para criar contraste. Fontes muito parecidas entre si, quando juntas, ficam estranhas, confusas. Não junte duas sem serifa ou duas com serifa, a não ser que sejam beeem diferentes. Nesse caso, os opostos se atraem!
  2. Use fontes diferentes dentro da mesma família tipográfica para dar contraste e pesos diferentes em um texto. Por exemplo, use helvetica black no título, helvetica normal no texto, e helvetica itálica em uma citação ou em um destaque de texto.
  3. Atribua funções distintas para cada tipo de letra e seja fiel a elas, sem variação. Por exemplo: O título de post do seu blog é escrito em itálico, ou em bold em uma fonte X, mantenha esse estilo em TODOS os títulos de post. Crie um padrão. Assim ficará mais fácil para o leitor identificar as informações e sua hierarquia.
  4. Use o contraste de peso das fontes. Não use fontes de muita presença juntas ou você vai ter um resultado ruim, mesmo se uma for com serifa e a outra sem. Por exemplo, se você juntar a Bodoni com a Gill Sans, você vai ter uma combinação pesada, pois as duas são fontes fortes.
  5. Use cores e tons diferentes para criar contraste, diminuir o peso da fonte ou criar uma hierarquia no texto. Você pode, por exemplo, usar a mesma cor mas com variações de tons, ou pode usar cores diferentes, No caso de usar cores diferentes, use-as de maneira a destacar os textos mais importantes.
  6. Pesquise bastante, veja exemplos, faça testes. Não tenha medo. Se você tem um texto ou um layout para fazer, vale a pena testar bastante. Se for preciso, salve alguns exemplos, dê uma volta,  leia um livro, vá passear com o cachorro e, quando voltar, você vai conseguir definir melhor qual combinação se encaixa em suas necessidades. 
  7. Pergunte, peça opinião. Ás vezes quem está de fora enxerga melhor do que a gente.
A internet está cheia de combinações possíveis e imaginárias de fontes.
Aqui vai um exemplo com 6 fontes diferentes, 3 cursivas e 3 sem serifa e com os respectivos links para você baixar gratuitamente.
Nesse exemplo, não só há uma diferença em famílias tipográficas diferentes, como também de tons diferentes.
O principal é: Não tenha medo de errar mas, na dúvida, não arrisque.

Espero que tenham gostado!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário