quarta-feira, 18 de julho de 2012

{ Cozinhando no improviso: Risoto ao limão siciliano e parmesão }


Esse post surgiu sem querer. Eu tinha recém chegado em casa, já era umas 22:00. estava sozinha e com uma fome de matar. Até peguei o telefone para pedir algo pra comer, mas ia demorar muito, ia vir muita comida, e a minha fome tinha pressa. Abri a geladeira, vi um limão siciliano dando sopa por ali. Abri a despensa e vi um creme de leite, um parmesão apetitoso e resolvi fazer um risoto. Como eu tinha bastante arroz arbóreo em casa, resolvi me arriscar.
Mas esse risoto não é um risoto normal. É um risoto express. Vou explicar.
Meu cunhado me ensinou  uma técnica pra fazer um risoto que é bem mais simples, rápido e fica igual ao normal. 
O risoto é um prato que assusta muita gente pelo seu modo de preparo, eu mesma, que adoro cozinhar, tinha um certo receio.
Claro que essa maneira não substitui a clássica quando se faz um jantar. Mas a ocasião estava mais para uma culinária de improviso que qualquer outra coisa.
Eu fiz assim:

Coloquei uma xícara de chá (fiz pra uma pessoa) de arroz arbóreo em uma panela com um pouco de sal e água em dobro. Essa medida de água é de olho, fica com 2 dedos de água acima do arroz.
Coloquei pra cozinhar. Do mesmo jeito que se faz arroz normal.
Em uma panela separada, refoguei o alho e a cebola. Nesse caso, a cebola e o alho são opcionais, eu já fiz sem e fica bom, fica com mais gosto de limão.
 Depois acrescentei 1/2 caixa de creme de leite e o suco de meio limão siciliano. Vale lembrar que o limão siciliano é mais suave que o tahiti e que essa quantidade é a gosto. 
Sal, pimenta do reino e páprica picante (eu adoro então coloco em tudo). Mistura tudo e deixa esquentar bem.
Quando o arroz estiver quase al dente ( ele deve estar com um pouco de água ainda e não seco), coloque-o junto ao molho, acrescente manteiga, umas duas colheres de sopa cheias e vai misturando até secar um pouco. Experimente a consistência, coloque o queijo parmesão e tá pronto.


 Eu sei que essa não é a maneira tradicional de fazer. Mas vai por mim, fica muito bom. Igual ao original. O importante é experimentar a consistência do arroz pra ver se está ficando no ponto certo.  Tentem, vale a pena!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário