quarta-feira, 20 de março de 2013

{ Bem-vindo Outono }

"Nas ruas de outono
Os meus passos vão ficar
E todo abandono que eu sentia vai passar
As folhas pelo chão
Que um dia o vento vai levar
Meus olhos só verão que tudo poderá mudar"

                                           Ana Carolina

É com esse trecho da música da Ana Carolina que eu começo o 1º post outonal do ano, aliás, do blog, já que quando o blog começou, em 13 de julho, já era inverno. O equinócio de março, esse ano no dia 20, marca o começo do outono (no hemisfério sul). A palavra equinócio vem do latim equus(igual) e nox(noite) e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
Eu sempre adorei o outono, não sei porque. Acho que é porque começa a esfriar, pelo menos aqui no sul esfria legal, o dia fica com cores bonitas, tons terrosos e amarelados, todo mundo começa a se aconchegar. Quando eu era pequena eu adorava a minha coleção de livros da Disney chamada "Uma história por dia" e, coincidência ou não, a do outono era a minha preferida.
                                          
Para os pagãos, por exemplo, o começo do outono(mabon)é um dia santo de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que foi colhido, é uma época de equilíbrio. Nos EUA, o outono começa em setembro e termina em dezembro e, essa época de agradecimentos desse festival, lá é o famoso Thanksgiving.
Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes e velhos. É tradição reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas. 
aqui no Brasil nós não temos esse costume, o que é uma pena, pois agradecer o que temos e pedir bençãos para aqueles que amamos é sempre uma boa coisa a se fazer. Fora que decorar toda a casa para receber o outono é muito gostoso. 
Eu separei algumas imagens de decoração e inspirações outonais para quem quiser arrumar a casa, fazer um jantar com a família ou amigos para agradecer as bençãos recebidas, pedir por aqueles que necessitam ou simplesmente se reunir com pessoas queridas.
Esse é um centro de mesa feito com uma caixinha de madeira, velas, galhos secos e alguns legumes típicos da estação.
Não sei se vocês sabem mas as frutas e legumes típicos do outono são:
Maçãs, Cranberries, Figos, Uvas, Peras, Romã, Abóbora, Endívia belga, Couve-flor, Alho, Gengibre, Cogumelos, Batatas.
Por isso a decoração geralmente leva alguns desses alimentos, bem como folhas e galhos secos.


Uma outra coisa legal de fazer é uma guirlanda. Engana-se quem acha que guirlanda é coisa do Natal, ela pode ser feita em comemoração a todas as estações do ano.

Você pode fazer uma guirlanda simples, com coisas compradas em lojas de 1,99. Se quiser dar um ar mais realista, pode colar aquelas mini abóboras que são vendidas em supermercados. Aí acrescenta umas folhas secas, uma fita bonita com as cores do outono e está pronta pra ser pendurada na sua porta. No blog da imagem acima, inclusive, tem um tutorial de como criar essa guirlanda.
E por falar em cores, aqui vai uma paleta de cores bem outonais:
 Espero que tenham gostado. Certamente farei outros posts tendo o outono como inspiração!!





Infos e pesquisa: aquiaqui

quarta-feira, 6 de março de 2013

{ Como escolher a paleta de cores ideal para seus projetos }

Eu não sei se isso acontece com vocês, mas comigo acontecia sempre. Sabe quando você vai fazer um projeto e precisa escolher uma paleta de cores para ele e você simplesmente trava na hora de criar?
Não precisa nem ser um projeto de design. Pode ser na hora de escolher as cores para decorar sua casa, ou para fazer um cartão legal de aniversário, escolher as cores ideais é sempre complicado. Por dois motivos: 1 Você tende a sempre ir nas cores que você mais gosta, o que deixa seu projeto sempre parecido um com o outro e 2 porque, geralmente, as pessoas têm medo de arriscar, de escolher cores muito berrantes ou que não vão combinar entre si. Vocês perceberam lá em cima que eu falei que comigo acontecia sempre? Então, acontecia, não acontece mais. Eu descobri um método de escolha de cores que, pra mim, funciona muito bem. Por isso vou dividir com vocês.
Primeiro você faz uma seleção de fotos de objetos, desenhos ou decorações que te encantam de alguma forma. Sabe quando você olha e gosta da composição, do "conjunto da obra"? Então, pega essa imagem, coloca em um programa de edição de imagens (eu uso o illustrator, mas serve o photoshop e até mesmo os que já vem no computador, caso você não tenha outro programa), crie um monte de quadradinhos de mesmo tamanho, lado a lado e comece a extrair as cores da sua imagem usando o conta gotas. Você vai perceber que a sua paleta de cores vai tomando forma. Você vai ver que criou uma paleta de cores que te agrada, uma vez que o conjunto da imagem também lhe agradou. No post de quinta feira passada eu coloquei uma imagem e a partir dela extraí uma paleta de cores. Se você quiser, existem vários sites e blogs que criam suas paletas a partir de fotos como o the perfect palette.


Na imagem abaixo vou dar um exemplo para vocês de como eu criei um projeto de cartão simples usando a inspiração de 3 fotos, uma de tags de presente, outra de uma escadaria e outra de um tapete, para criar minha paleta de cores e dar diferentes "caras" para o meu projeto usando, inclusive, o ombré.
Se você não sabe onde procurar imagens legais além do Google, indico o Pinterest, tem muita coisa interessante lá.
Viram que com imagens simples a gente consegue criar um conjunto de cores interessantes e que combinam entre si? 




terça-feira, 5 de março de 2013

{ Manjericão: Muito além do pesto }

"Eu vou me banhar de manjericão
Vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão"   Clara Nunes

Engana-se quem acha que manjericão só serve para fazer molho pesto ou pizza margherita.
Que o manjericão é indispensável na culinária italiana, isso a gente sabe.
Mas o que muita gente desconhece é que o manjericão possui propriedades medicinais também. Por exemplo, em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias e etc.), o manjericão funciona como um tônico.

A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se reestabelecer de todo o tipo de infecção. O chá quente reduz a febre e o muco no peito e nariz, aliviando os sintomas de gripes, resfriados, congestão, tosse e dor de garganta.
Ajuda também no alívio de cólicas, prisão de ventre e náuseas. Além disso, o manjericão possui compostos  antioxidantes que protegem as células de radicais livres, podendo trazer benefícios na redução do colesterol ruim e no controle da glicemia.

Como Cuidar?


O ideal para o manjericão é ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, irrigado regularmente e bem drenado.
Pode ser plantado em vasos em um local próximo à cozinha, facilitando o acesso na hora do preparo de alimentos. Não tolera frio, geadas ou calor excessivo. 
Como ele não suporta colheitas subsequentes, deve-se replantá-la de vez enquando. Por isso não se assutem se o seu manjericão começar a ficar fraquinho e morrer. Nesse momento deve-se plantar uma nova muda. Para aumentar o número de folhas e o ciclo da planta você deve retirar as suas primeiras florações.

Dicas de conservação:

Existem algumas maneiras de se conservar as folhas do manjericão, principalmente se for para uso culinário.
Uma delas e colocar as folhas já lavadas e secas em um processador até ficarem bem picadas. Depois adicione um pouco de azeite até formar uma pasta espessa. Com uma colher encha as forminhas de gelo e coloque no congelador. Depois que estiver congeladas, retire as pedrinhas e coloque em plásticos próprios para alimentos e mantenha-as no congelador. Use quando necessário.

Para manter as folhas mais fresquinhas, colha alguns galinhos do manjericão e corte o final do galho deixando uns 6 cm. Coloque os raminhos em um copo com água fresca sem deixar as folhas encostarem na água. Cubra com um saquinho plástico(desses que tem para colocar frutas e verduras no supermercado) e deixe-o em local fresco longe do sol direto. Troque a água uma vez por dia.

Uma outra maneira é colocar, em um recipiente com tampa, camadas alternadas de sal marinho(mais grosso) e folhas limpas e secas de manjericão. Feche bem a tampa e armazene. Dessa maneira, o sal retira toda a umidade e mantém as folhas conservadas indefinidamente.


O mais interessante é que você não precisa de um grande jardim ou uma generosa varanda para ter o seu manjericão plantado. Ele fica muito bem plantado em vasos pequenos nos beirais de janelas ou dentro de casa, desde que cultivado da forma correta. Eu já vou comprar uma mudinha e colocar a mão na massa na terra, já que o que eu tinha (e usava muuuito) ficou fraquinho e se foi (o que é normal).
Então não faça como eu, que fiquei muito tempo não tendo minhas ervinhas em casa por achar que elas não iam gostar da minha varandinha pequenina e vá já plantar a sua mudinha. Garanto que você não vai se arrepender.

Fontes e referências: Aquiaquiaqui e aqui.







sexta-feira, 1 de março de 2013

{ Vale a pena conhecer : Leah Flores Designs }

Leah Flores é uma artista que resolveu juntar duas paixões, a fotografia e a ilustração. Já dá pra imaginar o que resultou dessa junção né? Lindas estampas que podem ser encontradas nos mais diversos produtos, desde capa para iPhone até almofadas e casacos.
O que eu mais gosto nos designs dela é a forma que ela junta a fotografia com ilustrações e tipografia e cria peças simples, porém muito interessantes e com um conceito bem original.

Capas de iPhone

Cartões

Almofadas

Posters

A maioria de suas imagens tem o mar como plano de fundo, mas as montanhas é, também, um grande fonte de inspiração para ela.
Se você quiser conhecer mais sobre ela acesse o site. Lá tem os links para as lojas virtuais onde você pode comprar os produtos.

{ Bem vindo Março+Parabéns Rio }

1° de março, primeiro dia do mês que fecha o verão e dá boas vindas ao outono. Mês do meu aniversário, mês das esperanças, do clima bom, mês do melhor mês para se ir à praia. Lua, Vênus e Netuno nos recepcionam e eu sinto um magnetismo e uma energia diferente nesse mês. Talvez por ser o "meu" mês. Talvez. Que março nos traga boas energias!!!
E como eu não poderia deixar de lembrar que hoje, dia 1° é aniversário do Rio de Janeiro, lugar onde eu nasci, e que eu amo muito.
Rio de Janeiro, aquele abraço.......

Rio, meu amor, gostaria de poder estar aí contigo para te dar um abraço bem forte. Mas não posso, então te faço essa homenagem. Fica com o meu abraço, aqui de longe mesmo.....

Fiquem à vontade para imprimir a imagem, mas lembrem-se. essa imagem tem direitos e não pode ser usada  comercialmente e nem divulgada sem os devidos créditos.